Matheus
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, uma pessoa está vendendo um imóvel em que ela mora para a compra de dois imóveis, as minhas perguntas são.
1- Esse imóvel que ela mora hoje é considerada uma chácara, mas essa chácara fica muito perto da cidade, a pessoa não tem nenhum proveito econômico dessa chácara e não tem floresta plantada. Pode ser considerado como imóvel residencial afim de se aproveitar do benefício de isenção de ganho de capital no caso da compra dos outros imóveis residenciais ? Ou poderia aproveitar só se esse imóvel estivesse localizado dentro da cidade ?
2- Esse valor que ela vai ganhar com a venda vai ser usado para a compra de um apartamento na cidade e de outra chácara nos mesmos moldes dessa chácara que ela mora hoje. A isenção do ganho de capital vai incidir sobre os dois ou só sobre o primeiro imóvel que ela comprar ? Fiquei na dúvida se pode usufruir do benefício sobre os dois imóveis que comprar.
3- Se a pessoa usar o apartamento pra morar e a chácara para passar o final de semana, posso utilizar o benefício ainda assim ? E se caso essa pessoa também alugar a chácara por airbnb, pode se beneficiar ainda assim ?
4- A escritura está com o nome do ex-marido dessa pessoa, no entanto, essa pessoa que fará a venda tem o documento de partilha no divórcio que ficou com ela esse imóvel. Nesse caso eu entendo que a pessoa pode fazer o que ela quiser com o imóvel, mas fico na dúvida em relação a receita federal, quem deve fazer o GCAP ? O ex-marido que tem a escrituração no nome dele ainda ou pode ser essa pessoa que já tem o imóvel sob o seu poder a partir da partilha ?